domingo, 25 de fevereiro de 2007

The Last King of Scotland.



Este é daqueles filmes que guardo na mesma prateleira que Hotel Rwanda ou Blood Diamond, para citar filmes mais recentes. Estereótipo? Sim, pois sem outras fitas para estabelecer comparações e sem outras géneros (prateleiras) onde enquadrar essas mesmas fitas, torna-se complexa a análise de um dado filme.
No entanto, apesar de ter gostado bastante de Hotel Rwanda e de Blood Diamond, The Last King of Scotland não ficou atrás, tornando-se num dos meus favoritos da prateleira. É um filme que vive de uma representação muito boa e de um argumento que nos diz algo enquanto seres conhecedores da história do Uganda e enquanto portadores de um passado colonial africano.
Forest Whitaker é brilhante enquanto Idi Amin Dada (Globo de Ouro para Melhor Actor Principal em Drama. Vamos ver se hoje ganha o Óscar para o qual está nomedo), embora James McAvoy complete o ramalhete de forma competente.
Vale a pena ir ver, pelos olhos de um médico ficcional, este retrato do período mortífero em que Idi Amin esteve à frente dos destinos do Uganda. "...my Nicholas!"

Realização: 6/10

Representação: 9/10

Argumento: 7/10

Outros: 6/10

Total: 7 pontos.

1 comentário:

Snu disse...

The Last King of Scotland, sem duvida nenhuma um grande filme...Concordo inteiramente consigo quanto à avaliaçao feita...de facto o filme esta muito bom e a interpretaçao de Forest Whitaker simplesmente fantastica!