domingo, 18 de fevereiro de 2007

Camellia sinensis.



Quando se ouve falar de diferentes tipos de chá (verde, Ceilão, Earl Grey, etc.) poder-se-ia pensar que estes provêem de diferentes espécies de plantas. Seria uma má conclusão. Todos estes tipos de chá provêem da Camellia sinensis, a Camélia chinesa.

Na verdade, estas designações que damos aos chás referem-se a uma de 3 hipóteses: a oxidação a que as folhas de chá foram submetidas; o sítio onde foram cultivadas as folhas; o blend, ou mistura, de diferentes tipos de chá e/ou outros produtos para potenciar o paladar da bebida.

No caso da oxidação temos tradicionalmente 4 tipos de chá.

Os chás brancos são usualmente os mais raros chás, visto que são produzidos apenas com as folhas mais novas da planta e nenhuma oxidação é permitida. A planta chega mesmo a ser protegida da luz solar, por forma a prevenir a formação de clorofila.

Os chás verdes são aqueles cuja oxidação foi mínima. Esta é obtida através da aplicação de calor às folhas de chá, por meio de métodos desenvolvidos ao longo de séculos quer por chineses, quer por japoneses. O processo dura de 1 a 2 dias, após a colheita.

Nos chás oolong o nível de oxidação está algures entre o chá verde e o chá preto. Aqui a oxidação dura de 2 a 3 dias, por forma a obter-se um chá já com uma considerável percentagem de oxidação.

Por fim, os chás pretos. Nestes a oxidação é total. É o chá mais comum e a oxidação durará entre duas semanas a 1 mês. A título de curiosidade é de referir que a tradução literal do chinês não é chá preto, mas antes chá vermelho. Daí que surjam algumas confusões quanto à existência, ou não, de chás vermelhos.

Quanto à designação dos chás atendente ao sítio onde foram cultivados não há muito a dizer. Certamente que já todos reparámos que existem chás com nomes de regiões mais, ou menos conhecidas. A título de exemplo temos os Ceilão (Sri Lanka), os Assam (Índia), ou os Darjeeling (Índia).

A terminar, os blends. Por vezes os chás têm nomes que não correspondem nem a cores, nem a sítios, mas antes às misturas que foram feitas para dar origem a uma melhor infusão. Temos o exemplo de uma das infusões mais conhecidas, o Earl Grey. Este chá que recebeu o nome de Charles Grey, o 2º Earl Grey, Primeiro-Mininstro Inglês de 1830 a 1834, é obtido geralmente através do equilibrio entre chás pretos (o Ceilão costuma ser obrigatório) e o paladar do óleo de bergamota.

Em suma, isto dos chás tem muito que se lhe diga, sendo que esta é a amostra mais básica que se pode apresentar daquilo que é o vastíssimo mundo da infusão de Camellia sinensis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito