quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Casablanca.



Não, este post não é sobre nenhuma cidade marroquina, nem sobre nenhum filme de 1942. Este post é sobre a "A maior companhia de espetáculos de África, uma das melhores do terceiro mundo" (sic) - a Casa Blanca, Produção de Espectáculos.

Esta empresa com sede em Luanda é o meu mais recente objecto de fascínio. Uma simples visita ao site da empresa basta para avivar o mais tétrico estado de espírito. Senão, veja-se: existe no site um agradecimento do Presidente da República (Angolana, suponho eu) inexistente; a afirmação de que já produziram "os melhores artistas de Angola, África (Angola deve ser no sudeste asiático...), Brasil, Antilhas, Terceiro Mundo (que é certamente algures entre a Cova da Moura Norte e a Cova da Moura Sul), e dos Estados Unidos da América - agora vamos produzir estrelas mundiais (porque antes era só de Marte para a frente)"; e ainda fotografias de sobra do Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos (ou será um sósia?), esse paladino da livre expressão, que volta e meia manda um jornalista para a cadeia.

Ainda assim, a Casa Blanca, que é actualmente investigada pelo terrível órgão português de censura artística - a Polícia Judiciária - por suspeitas de branqueamento de capitais, reserva uma última surpresa no site...

...e que surpresa! Após ter conseguido adiar e voltar a adiar o mesmo espectáculo megalómano (errrrr... para os que estão a ler com menos atenção: É A CASA BLANCA! NÃO HÁ ESPECTÁCULO NENHUM!) em apenas dois meses, sendo que o promoveu em tudo quanto é sítio (outdoors, televisão, imprensa, etc.), a empresa propõe-nos um espectáculo ainda mais piramidal: o Festival Internacional de Apoio a Angola "FestiAngola", a realizar em Bruxelas!

Perceba-se: no tal festival a realizar no Pavilhão Atlântico, o cartaz era realmente megalómano, tendo em conta o local do evento e o facto do cartaz conter uma mão-cheia dos mais bem sucedidos artistas do, so called, Hip-hop americano. Constato agora que este cartaz não era nada, quando comparado com o elenco para o festival de Bruxelas.

Termino esta ode à Casa Blanca, que já vai longa, com um resumo da lista dos músicos que estarão presentes no "FestiAngola":

-Artistas africanos mundialmente reconhecidos como Koffi Olomidé, Lokua Kanza e Youssou N'Dour.

-Artistas americanos como Tracy Shapman (a Tracy Chapman não devia poder ir... Então convidaram a sua gémea malévola!), SisQó e Michael Jackson (acho que este nem preciso de comentar...).

-Artistas do Reino Unido como Sting, Phill Collins (devem ter pensado que se o segundo nome tinha dois l's, o primeiro também deveria ter) e Rolling Stone (ou seja, deve ser só um elemento dos Rolling Stones. Qual? Não sei...).

-Artistas italianos como Laura Pousini (a piada dos erros ortográficos já deve estar um pouco gasta, não?) e Luciano Pavarotti (que, só por acaso, já se retirou...).

-Artistas das Antilhas, como Ziggy Marley (tentaram o pai dele, Bob Marley, mas este armou-se em estrela e disse que não podia ir).

-Artistas falecidos como Raúl Ouro Negro (aqui está um tipo humilde, ao contrário do Bob Marley que se armou em vedeta só por estar morto).


Oh well... "We'll always have Paris."

3 comentários:

Navalha disse...

então e o final geralmente acompanhado de ironia e/ou afirmação corrosiva e sarcástica? queria mais ó matos.

O Dandy disse...

estou de bom humor, logo resolvi aceder ao pedido.
uma "witty quotation"... que tal?

Navalha disse...

melhor, sem dúvida.