domingo, 15 de abril de 2007

The Departed.



Finalmente o filme do Oscar! Depois de vezes sem conta a adiar esta película, pude vê-la em paz, apenas interrompendo o visionamento para uma curta discussão sobre fé, via telemóvel. Nada de preocupante.
4 Academy Awards: Realização, Montagem, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. Debruço-me sobre os dois que neste momento mais me interessa debruçar, que são aquele que premiou o trabalho mais evidente do realizador "Marty" Scorsese e o outro que elege o melhor esforço do ano, no que concerne aos filmes vistos nas suas totalidades conjuntas.
Martin é um óptimo realizador. Ele deu-nos Taxi Driver, Raging Bull, Goodfellas, Casino, entre tantos outros. É incansável. Sabe fazer bom cinema. Merece o Oscar, sem qualquer dúvida remanescente. E não me venham com a desculpa do "prémio carreira". The Departed mereceu este Oscar por si só, sem a ajuda do curriculum vitae de Mr. Scorsese.
Quanto ao "Best Motion Picture of the Year"... O filme é óptimo. É máfia diferente. É crime irreverente. É representação competente. É banda sonora absorvente. É montagem cativante. É um pedaço de tudo... Desconcertante! Merece bem!
Por fim, os actores também me merecem uma palavra. Nunca fui dos maiores apreciadores de Jack Nicholson. Vive demasiado de um pseudo-carisma e muito pouco do seu talento. Diferentes são Matt Damon, Mark Wahlberg, Leonardo DiCaprio. Estiveram todos brilhantes? Sim... Melhor: estiveram adequados, pois quanto mais brilha um actor, menos brilha o filme e os seus colegas.


Realização: 8/10

Representação: 8/10

Argumento: 8/10

Outros: 8/10

Total: 8 pontos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sei que foi uma crítica muito comum, mas o The Departed não é de longe a melhor longa metragem de Socorsese. Mesmo assim, uma obra muito acima da vulgaridade que por aí grassa...