Os ditadores são figurinhas humanas muitíssimo interessantes.
Um exemplo de ditador atípico vem da Roma Antiga – Cincinnatus – que assumiu o cargo a pedido do Senado enquanto estava a lavrar a sua terra, para em pouco tempo vir a repelir as forças invasoras que perigavam Roma. Estando o propósito da sua nomeação esgotado, Cincinnatus, figura semi-lendária, abandonou o cargo a tempo de terminar o seu trabalho na lavoura, impedindo assim que a sua família morresse à fome.
Exemplos mais comuns serão os de sempre: Hitler, Mao Zedong, Kaddafi, Fidel Castro, A. J. Jardim (leia-se ei djei jardim), etc.…
Isto tudo para vos dar conhecimento de um site engraçado com o qual esbarrei recentemente; The Dictatorship.com. Este site dedica-se exclusivamente a analisar de forma mais ou menos séria a liderança dos ditadores que governaram ou governam o Globo.
Para aguçar o apetite apenas vos digo que existe no site um concurso que põe frente a frente diferentes ditadores de forma absolutamente aleatória, por forma a competirem ao longo de rondas, pelo objectivo de serem eleitos “o ditador dos ditadores”! Imperdível!
P.S.: Oliveira Salazar chegou à segunda ronda do primeiro concurso…
P.P.S.: Sou capaz de, um dia destes, escrever mais qualquer coisa sobre o Cincinnatus, ou sobre uma destas "figurinhas humanas muitíssimo interessantes".
Sem comentários:
Enviar um comentário