terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Hippopotamus amphibius.



O Hipopótamo (Hippopotamus amphibius). A etimologia diz-nos que hipopótamo é a justaposição das palavras gregas hippos e potamos, ou seja, cavalo e rio. É um mamífero grandalhão e herbívoro. Vive em África, sendo que alguns, querendo subir na vida, emigraram para alguns zoos espalhados pelo planeta. Factos irrelevantes para "O Dandy".

Este simpático bicharoco passou por cá hoje para colmatar a nostalgia deixada pela recordação das visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa. Motivo para largos sorrisos, as visitas ao zoo deixavam sempre lembranças inapagáveis. Coisa de menino.

Sem dúvida, o animal predilecto era o Hipopótamo. Porquê? Porque tinha um nome complicado. Porque tinha um ar bonacheirão. Porque passava o dia dentro e fora d'água. Porque abria uma bocarra giríssima. Por mais uma série de razões. Razões de menino.

Mas ficou. O Hipopótamo não foi esquecido. Este é o tributo às memórias que o Hipopótamo me ofereceu.

Obrigado Hipopótamo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Dandy,
Concordo inteiramente consigo quando fala na nostalgia deixada pelas visitas ao Jardim Zoologico...Acho que de facto é um sitio em que todas as crianças sao felizes...e que nao deixa ninguem indiferente...
Contudo, embora ache de facto o hipopotamo um aninal simpatico e de certa maneira acho que "querido"...Discordo consigo quanto ao favoritismo por este simpatico aninal, acho que os macacos deixam muito mais nostalgia, nao so pelos comportamentos, como pela interacçao que tem com os seus visitantes...Nao sei se me marcaram mais pelo facto de ter visto um nascer, se pelas parcenças que tem com os seres humanos...tenho que reflectir melhor sobre esse assunto...Mas sem duvida o meu aninal predilecto no Zoo é o macaco...